O cenáculo nacional é um fórum de debate informal onde estão presentes os caminheiros de todo o país em representação das suas regiões. Quando fores caminheiro e achares que tens o perfil ideal poderás candidatar-te e representar a nossa região. Os nossos caminheiros também foram em representação da nossa região (Xavier e Beatriz e a Elisa faz parte da equipa nacional) mas, claro, que como todas as experiências, esta também deverá ser partilhada com todos e enriquecer ,desta forma, não só o clã, como também o agrupamento. Por isso, embora tarde (mas mais vale tarde que nunca) deixamos aqui o testemunho desta nossa pequena aventura.
Este encontro, chamado o encontro aberto, é um encontro muito especial porque reúnem-se na mesma actividade os caminheiros de dois ciclos (o ciclo que está a acabar e um outro que está a começar) sendo assim, neste encontro estavam presentes elementos do oitavo ciclo que terminou (do qual fazia parte o Xavier e a Natacha) e um elemento do nono ciclo (Beatriz).Este encontro, como todos os outros, foi organizado pela equipa cenáculo nacional (da qual faz parte a Elisa).
O imaginário que vivemos foi o das “Crónicas de Narnia”. Neste encontro, assistimos à ressurreição de Aslan e lutamos contra aos maus para defendermos Nárnia. Por fim, foi com muita pena que vimos os nossos irmãos do oitavo ciclo passarem pelo armário e fazerem, assim, o seu regresso a casa.
Mas, o mais importante de tudo foi, claro, a apresentação dos projectos. O resultado de um ciclo de trabalho (para os do oitavo ciclo) que fica à espera de mais resultados.
No Domingo, pudemos participar em vários ateliers (que tínhamos comprado na noite anterior, obviamente com dinheiro falso). Sabias que, a região da Madeira foi a região que recebeu mais dinheiro porque conseguiu responder a todos os desafios propostos? Pois é! Um bravo aos nossos caminheiros do oitavo ciclo!
De entre os muitos ateliês ficam aqui alguma referências que te podem ser muito úteis:
Centros escutistas- centros escutistas são locais privilegiados para as actividades escutistas.”São locais óptimos para actividades escutistas e possuem equipas de staff especializadas que te apoiarão.”Em Portugal existem mais de 30 e nestes centros poderás encontrar escuteiros de outros pontos do país,ou até mesmo estrangeiros.
Para saberes mais vai a :
Caminheirismo online- neste ateliers aprendemos a importância que a internet pode ter no nosso percurso escutista, e aprendemos a utilizá-la.
Sabias que, a Flor-de-lis online tem um novo site? Dá um “saltinho”por lá : http://www.flordelis.pt/
Scouts of the world award:
Sem dúvida que para todos os caminheiros do nosso agrupamento e restantes representantes da região esta foi uma experiência enriquecedora.
Canhotas amigas,
Beatriz Camacho